
Dizem que os segundos que levam até o altar são de grande tensão. No entanto, quem já planejou um casamento inteiro sabe que a organização da festa pode ser tão (ou mais) tenso quanto. E não poderia ser diferente, afinal, são inúmeros detalhes para acertar, opções para escolher.
Todo mundo quer que o casamento seja um momento perfeito, com decoração impecável, comida excelente, cerimônia inesquecível e festa animada. É aqui que entra uma das grandes dúvidas: DJ ou banda de casamento, qual é melhor?
Assim como tudo que envolve a cerimônia, esta decisão envolve prós e contras que devem ser colocados na balança. Se você já está na fase de contratações ou ainda está pesquisando as alternativas existentes, confira dicas valiosas para garantir o agito da sua festa de casamento.
O primeiro passo para não errar na escolha é avaliar o que os noivos esperam do grande dia em relação a atmosfera do evento e ao estilo da festa. Isso vai ser de grande valia na hora de selecionar o fornecedor para este dia tão importante.
Se o casal pretende economizar, a contratação de um DJ pode ser mais barata. Isso porque trata-se, normalmente, de um único profissional. Existem fornecedores que tem toda a aparelhagem necessária, como fumaça, luzes, aparelhagem de som e apetrechos. Outros podem solicitar contratação à parte. De todo modo isso deve ser verificado antes da contratação para evitar dores de cabeça.
Outra vantagem é que os DJs tocam repertórios de outros artistas, com poucas intervenções, o que facilita a interação dos convidados com as suas músicas favoritas. Na hora de acertar os detalhes da festa com o contratado, deixe clara as suas preferências musicais para que não haja erro.
Para os noivos mais exigentes, há a opção de contratar um DJ especializado em determinado estilo, como música eletrônica, funk ou anos 60. Mas é preciso ter em mente que essa exclusividade pode custar mais caro.
Um possível ponto negativo é que geralmente os DJs pouco interagem com a festa, restringindo-se a tarefa de deixar a música rolando. Isso pode ser ruim na hora de anunciar os momentos importantes da cerimônia ou de chamar os convidados para a pista.
Vantagens de uma banda de casamento
No quesito interação a banda de casamento ganha em disparada, sendo este o motivo que leva muitos noivos a contratá-las. Seguindo o critério de liberdade dado pelos anfitriões, as bandas costumam manter a pista sempre cheia, propondo brincadeiras e até atendendo a pedidos, se estes constarem no repertório.
Escolher uma banda de casamento também pode ajudar a definir melhor o estilo da festa, já que existem bandas ecléticas ou mais especializadas. Neste ponto é importante pesquisar e conversar com a banda para garantir a afinidade de estilos e alinhar as expectativas.
A banda também pode auxiliar em momentos importantes da festa, anunciando a entrada dos noivos, o corte do bolo ou a hora de jogar o buquê, por exemplo. Outra vantagem é que as bandas podem sentir de perto o clima da festa e tocar as músicas mais indicadas para o momento.
No entanto, contratar uma banda de casamento exige mais espaço para os integrantes e seus equipamentos. Portanto é preciso se certificar que o local escolhido comporta essa opção.
Ambas as alternativas são ótimas para manter o público animado durante uma festa de casamento e a escolha vai depender, principalmente, do gosto e do bolso dos noivos. Há, inclusive, uma tendência em contratar os dois para um mesmo evento. Com isso, quando a banda terminar as horas de show contratadas, o DJ garante a continuidade do evento.
Seja ao contratar uma banda de casamento SP ou um DJ para a sua festa de casamento, o mais importante é que ela tenha a cara do casal. Isso a tornará inesquecível, tanto para os noivos quanto para os convidados.